O Gamaluz inaugurou neste sábado, 1º de julho de 2023, o trabalho específico de assistência a idosos, como parte das atividades da Casa de Amparo ao Idoso e Pacientes Oncológicos. Na nova tarefa, os idosos foram carinhosamente recebidos para uma manhã de atividades em grupo e individuais, como terapias, conversa com psicólogas, aferição de sinais vitais, yoga, meditação e uma linda mesa de lanches.
“Este é mais um importante passo para consolidar o trabalho de amparo a idosos, que é uma das prioridades do Grupo de Amparo Mansão de Luz”, disse a Presidente do Gamaluz, Sonia Cunha, na abertura das atividades.
A intenção, segundo ela, é oferecer a esse público um ambiente de acolhimento, de integração e cuidados, proporcionando um espaço de convivência que possa evitar a sensação de solidão, cada vez mais comum, já que os familiares mais jovens têm compromissos com trabalho e nem sempre podem dar atenção integral aos idosos. O atendimento ocorrerá incialmente uma vez por mês, podendo ser ampliado de acordo com as demandas.
“O finalzinho da mensagem que entregamos hoje diz que o amor é o tecido da alma que liga nossos corações. Que o trabalho com os idosos é oportunidade que temos de agradecer, reconhecendo a herança de amor, cuidado e sabedoria que recebemos”, comentou Sonia Cunha.
A coordenadora da Casa de Amparo ao Idoso e Pacientes Oncológicos, Ângela Vasconcelos, afirmou que esse foi “o primeiro de muitos encontros para proporcionar a este público uma manhã por mês de cuidados com a saúde, o corpo e a mente, além da integração entre eles”. E acrescentou: “nosso coração se encheu de gratidão ao ver a carinha de felicidade de cada participante, a integração deles nas atividades coletivas e a entrega para as terapias individuais”.
As próximas datas do Atendimento a Idosos serão divulgadas nas redes sociais do Gamaluz. Para participar, os idosos devem se inscrever na Fraternidade Espírita Charles Pierre.
Leia, abaixo, a mensagem especial da Espiritualidade para os participantes:
É assim:
Mergulhamos no plano físico, passamos pelos primeiros anos, aprendendo a nos movimentar na nova vestimenta.
Chegaram os desafios e as inseguranças da adolescência.
Vencido o primeiro período, enfrentamos a fase das grandes decisões – a fase adulta –, sonhando com carreira profissional, com príncipes e princesas encantados.
Construímos laços de afeto que, aos poucos, se fortaleceram.
Aumentamos nossas relações e sonhos com a chegada dos filhos.
Trabalho, trabalho e trabalho.
Aos poucos nos sentimos realizados, filhos criados, e a casa barulhenta de ontem foi ficando vazia, e a solidão bate forte em nossa porta.
O olhar ficou distante e saudoso. Às vezes, mãos trêmulas tateiam buscando amparo de alguém querido, mas cada um, como nós mesmos no passado, está construindo o seu caminho.
As pernas perderam a firmeza, estamos sozinhos, solitários, vivendo da saudade, esquecidos de nós mesmos.
Aqui estamos procurando uma maneira digna de superar os desafios desta fase.
Encontramos pessoas a nos apoiar, sorrisos francos, mãos abnegadas a nos sustentar, para abafarmos a tristeza mais uma vez.
É Deus em nossa vida.
Seguremos nas mãos do Pai Maior, no apoio de amigos espirituais e de corações despertos, na certeza de que é o amor que constrói e liga os tecidos da alma, dando-nos coragem e alegria de tentar ser feliz.
Charles Pierre
Mensagem recebida pela médium Sonia Cunha