A Gamaluz completa, neste mês de dezembro de 2023, um ano e meio de assistência a pacientes oncológicos – e aos seus acompanhantes – que são atendidos no Hospital Luxemburgo, do Instituto Mário Penna, e no Hospital das Clínicas, da UFMG.

Já o trabalho específico de assistência a pessoas da terceira idade, inaugurado no dia 1º de julho de 2023, tem se ampliado a cada mês, com atividades em grupo e individuais, como terapias, conversa com psicólogas, aferição de sinais vitais, yoga, oficinas (dança, tricô, plantas e outras), meditação e uma linda mesa de lanches. Além dos encontros mensais, a Jornada 60+ tem atendimentos específicos nas tardes de sexta-feira, com cuidados corporais e outras práticas que reduzem os momentos de solidão e oferecem ambiente adequado para socialização.

Ambas as atividades fazem parte das atividades da Casa Gamaluz de Amparo ao Idoso e a Pacientes Oncológicos, que será construída em lote de mil metros quadrados, de propriedade da Instituição, no Bairro Enseada das Garças, em Belo Horizonte.

A Casa de Amparo GAMALUZ será construída em Belo Horizonte, em lote de mil metros quadrados, de propriedade da Instituição, no Bairro Enseada das Garças, na Região da Pampulha. A unidade de dois andares, com quase 800 m2 de área construída, vai abrigar a Casa de Apoio a Pessoas em Tratamento Oncológico e um Espaço de Longa Permanência para Idosos. 

A iniciativa da Casa de Amparo Oncológico nasceu de um desejo da Presidente da Instituição, Sonia Cunha, de atender a crescente demanda de pessoas que vêm de outras cidades ou estados, para realizar tratamento de câncer, e não têm local para hospedagem durante esse processo. Muitos pacientes vêm de outras cidades em transporte provido pelo município de origem e precisam retornar ao final do dia, mesmo com todos os desconfortos de tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

O desejo de ter uma Casa de Amparo ao Idoso originou-se da crescente solidão desse público, principalmente durante a pandemia. A intenção, além de oferecer residência permanente para alguns, é criar atividades integrativas para aqueles que queiram passar o dia na Casa, com atendimentos de cuidados pessoais, apoio psicológico e convívio social.

A construção da Casa de Amparo GAMALUZ será realizada através de doações diretas de empresas ou pessoas físicas e, após o primeiro ano de operação, a Instituição irá se credenciar ao Fundo do Idoso, para ter acessos a doações incentivadas, modelo no qual muitas empresas investem, como forma de direcionar para a fomentação social e com isso usufruir da dedução no pagamento do imposto de renda.