Sobre

O Grupo de Amparo Mansão de Luz (Gamaluz) é uma entidade filantrópica que tem como compromisso e meta primordial o exercício da fraternidade, da caridade e do amor ao próximo, por meio de diversas frentes de trabalho, tanto em Belo Horizonte quanto na Fazenda Mansão de Luz, localizada em São José de Almeida, no município de Jaboticatubas, Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, o Gamaluz distribui, a pessoas em situação de rua e a famílias carentes, cerca de mil refeições e água a cada fim de semana, na tarefa Sopa Fraterna. Também atende jovens e crianças nas atividades do Núcleo Cultural e Artístico, com aulas de canto coral, percussão, flauta, piano, violino, violão, dança contemporânea e balé.

Desde 2001, na Fazenda Mansão de Luz, a Instituição assiste cerca de 200 famílias locais com cestas básicas, itens de higiene pessoal, enxovais para gestantes, recém-nascidos e idosos, cobertores, agasalhos, além de roupas, calçados, móveis e utensílios domésticos usados e em bom estado, atendimento de saúde e medicamentos naturais (homeopatia e fitoterapia).

No segundo domingo de cada mês, as famílias que chegam à Fazenda tomam duas refeições (café da manhã e almoço) e assistem a palestras de cunho educativo para adultos, nas áreas da saúde, higiene e alimentação. Simultaneamente, ocorrem as atividades de evangelização infantil e grupo de discussão com jovens a respeito de temas do seu cotidiano, como a gravidez precoce, situação vivida por grande número de adolescentes na região.

Atualmente está em elaboração o projeto arquitetônico para a construção, na Fazenda, do Centro de Saúde Teresa de Calcutá (http://teresadecalcuta.org.br), que terá estrutura para atendimentos em clínica médica (clínico geral, geriatria, pediatria), parto humanizado (pré-natal, obstetrícia, ginecologia), clínica odontológica, psicologia, terapia ocupacional e terapias integrativas, podendo firmar convênios públicos e privados para atender os fins a que se propõe.

No Centro de Saúde, os tratamentos com fitoterápicos serão aliados a terapias complementares, também oferecidas gratuitamente à população carente da região. O Centro de Saúde funcionará em edificação a ser construída em um terreno de 3,15 hectares (Matrícula 19.625, L2 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Jaboticatubas-MG), situado em área rural, à Estrada Municipal de acesso MG-010/Jaboticatubas, sem número, Logradouro Barreiro d’Anta, Distrito de São José do Almeida, Município de Jaboticatubas, estado de Minas Gerais, CEP 35.835-000, terreno que pertence ao Grupo de Amparo Mansão de Luz (Gamaluz).