Nossa História – Gamaluz faz Bodas de Prata

O Grupo de Amparo Mansão de Luz – Gamaluz é o resultado de uma ideia luminosa, nascida no plano invisível e que se concretizou no plano físico, pelo trabalho incansável da sua fundadora, Sonia Cunha, por seu dinamismo, sua capacidade de aglutinar pessoas em torno de um ideal.

 

Os fundamentos do trabalho são calcados na doutrina espírita, kardecista, mas a prática se revela muito maior e não cabe em uma única definição tradicional de religião, pois a ideia é agregar pessoas que querem trabalhar para o autoaprimoramento, a autoiluminação, com base no serviço ao próximo.

 

O Gamaluz é diferente

Quando se pensa em uma instituição sem fins lucrativos, que ampara o próximo, é senso comum pensar em obtenção de recursos públicos para que a assistência social aconteça.

Contudo, em 25 anos de funcionamento do Gamaluz, nenhum recurso público chegou aos seus cofres. Não temos nada contra esse modo de atuação, com subsídios públicos, no entanto, a prática planejada nos círculos invisíveis era de muito trabalho, para gerar fontes diversas de recursos, a fim de tornar a Instituição auto sustentável.

No início, o Gamaluz adotou a prática tradicional de realização de rifas, ações entre amigos, doações dos corações generosos (o que persiste, com a graça divina), festivais de torta, almoços e jantares beneficentes, bailes, vendas de bordados e pinturas, bazares com preço simbólico de peças recebidas dos guarda-roupas amigos.

Mas a grande virada estava por acontecer. Nem sempre sabendo, nem sempre consciente dos detalhes do propósito maior, a dirigente no plano físico, recebendo as orientações do mentor da casa, ia construindo. Não só paredes, não só suítes encantadoras em uma fazenda adquirida com recursos de muito trabalho, no ano 2000.

E, de repente, estava formada, não só uma infraestrutura que gera emprego e renda no município de Jaboticatubas, chegando a mudar o perfil econômico da região, como também criando oportunidade de trabalho na luz e serviço ao próximo, para voluntários do Projeto.

Valores

A grande capacidade aglutinadora da Sonia, aliada à coragem ímpar de lançar a rede ao mar revolto, sem medo, fez com que a Fazenda Gamaluz se tornasse um grande laboratório para o desenvolvimento de habilidades emocionais e espirituais dos frequentadores, fortalecendo cada um para novos desafios.

Esse é o Grupo de Amparo Mansão de Luz, que desconhece preconceitos de qualquer natureza, visando alcançar o bem do próximo, de si próprio e do planeta.

Suas áreas de atuação não se resumem às práticas espirituais realizadas na Fraternidade Espírita Charles Pierre, como Receituário mediúnico, Tratamento espiritual, passe, reuniões mediúnicas, cursos e reuniões públicas com palestras sobre Evangelho e Doutrina.

Desde o início atua também na área artística, oferecendo formação cultural a crianças e jovens, com aulas de piano, violão, flauta, percussão, capoeira, coral infantil e adulto, grupo de percussão infantil e adulto, dança de inspiração cigana para mulheres e o Projeto Sexta Cultural, que na última sexta-feira de cada mês leva cultura e arte aos frequentadores da Casa.

Na Fazenda Gamaluz, além de meditação e retiros espirituais, são realizadas outras práticas holísticas, como Roda de Cura, Limpeza do Karma e do DNA, Alma Serena – voltado para o tratamento e fortalecimento do feminino – além cursos de formação de terapeutas em áreas como Cordões Energéticos e Percepção Sensorial Superior.

Possui também projetos dedicados à saúde, como o Spa Holístico do Corpo e Mente, que oferece programas detox, como a limpeza de fígado, vesícula, rins e cólon; e o Centro de Saúde e Terapias Integrativas Teresa de Calcutá, atualmente em fase de implantação.

Visando a promoção da saúde integral do paciente, o Centro Teresa de Calcutá atua com Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como homeopatia, fitoterapia (incluindo escalda-pés e outras práticas com plantas medicinais), meditação, imposição de mãos, geoterapia, acupuntura, entre outras. O atendimento é gratuito para pessoa de baixa renda.

Obras

No ano em que o Gamaluz completa Bodas de Prata, naturalmente vêm à memória os passos caminhados até aqui, as obras concluídas e os planos para o futuro.

A Fraternidade Espírita Charles Pierre, que começou em um barracão no fundo do terreno que hoje abriga a sede da Instituição, inaugurou seu prédio principal em 2004. No ano de 2012 foi realizada a reforma do anexo onde funciona o Núcleo de Tratamento Espiritual Charles Pierre.

Na Fazenda Gamaluz, as primeiras tarefas ocorriam na Casa de Apoio Joseph Gleber, inaugurada em dezembro de 2000. E em março de 2012, foi inaugurada a primeira ala do Prédio Charles Pierre.

Nos anos seguintes houve a ampliação desse prédio, a construção do Centro de Convenções Villa-Lobos, do Prédio Carlos Gomes, do Templo dos Cristais, do Templo Xamânico Mama Killa, da Oficina de Ervas e muito mais.

Hoje a Fazenda conta com o Templo Sathya Sai Baba, que proporciona conexão com energias superiores e com valores transcendentais, fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano, levando à autorrealização e ao bem-estar individual e coletivo.

Tem também o Templo Chico Xavier, ambiente dedicado a práticas e reflexões que levam à serenidade e ao autoconhecimento; o Templo dos Cristais, espaço que irradia energias de alinhamento vibracional; e o Templo Xamânico, dedicado aos protetores da natureza, de onde vibram os sons dos tambores e das energias ancestrais.

Em Belo Horizonte, ao lado da Fraternidade, crescem as paredes da Casa de Amparo ao Idoso e a Pacientes Oncológicos, unidade de dois andares, com quase 850 m2 de área construída, que vai abrigar pessoas em tratamento oncológico e oferecer espaço de convivência para idosos.

O que vem a seguir? Quais os planos do Gamaluz para os próximos 25 anos? Certamente muito trabalho, congregando corações que desejem contribuir para a construção de um mundo melhor e, principalmente, que tenham o propósito de crescer em grupo, buscando autoconhecimento, melhoria moral e espiritual.